Você terá

Bem-vindo ao blog!

Aqui você terá atualidades, fuxicos, dicas de onde comprar ou o que fazer, truques em decoração, projetos autorais, notícias sobre feiras, eventos e o melhor:  atendimento direto online com consultoria em tempo real! Faça o teste: envie um e-mail com uma pergunta sobre decoração, por exemplo, que te respondo automaticamente!

 

cropped-logo1.png

 

O que faz um designer de interior?

O designer de interiores executa vários projetos com a finalidade de transformar um espaço em um ambiente que reflita a personalidade do contratante, seja uma residência ou estabelecimento comercial, melhorando a qualidade de vida, buscando um layout que seja funcional, prático e confortável, sempre aliando beleza estética a tudo isso e respeitando as necessidades, o gosto e a disponibilidade financeira do cliente.

……………………………………………………………..

Se você precisar de um designer, quais são as etapas de todo processo, desde o primeiro atendimento até a entrega das chaves?

Segue abaixo uma lista das etapas. Na sequência vamos ver cada uma delas!

• Primeira visita no local, reunião de briefing e apontamentos;

• Levantamento métrico e fotográfico;

• Apresentação do pré-projeto e Proposta;

• Detalhamento técnico  – Plantas baixas, vistas, cortes, perspectivas e humanizadas, projeto 3D (impresso e/ou maquete);

• Orçamento de execução;

• Execução e Acompanhamento de obra e,

• Serviços complementares (acompanhamento à lojas para compra de material etc).

Vejamos cada uma detalhamente:

1 – Primeira visita e reunião de briefing, o que é?

A primeira visita ou visita técnica, consiste em reconhecimento do local e em se conhecer pessoalmente o cliente. Reunião de briefing é o “ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada.” No caso da Studio InDesign é cobrada a hora técnica (1 hora técnica = 03 horas) sendo suficiente para se levantar toda a informação necessária e, caso o cliente feche o contrato, o valor é descontado no valor do projeto.

Por quê fazer a reunião de briefing? Bem, com um briefing detalhado e um programa de necessidade concreto, fica fácil aplicar os diferentes estilos de decoração com 100% de êxito. Assim a criatividade aliada à técnica e as informações levantadas, transforma um sonho em realidade impressionante.

E que informações são essas? Questões sociais e psicológicas, como ideologias, vontades e anseios, estilo de vida, personalidades de cada indivíduo e também: tamanho dos televisores, número de sapatos ou de eletroeletrônicos, entre outros.

2 – Levantamento métrico e fotográfico, o que é?

Medição de todo espaço, paredes, pé direito, posição de portas e janelas, vãos, corredores, reconhecimento de infiltrações ou vazamentos, de pisos e revestimentos atuais, quantidade de pontos de energia e hidráulicos, enfim, tudo detalhamente. A fotografia é nossa aliada, porque, caso haja algum esquecimento ou dúvida, é sanado sem precisar voltar ao local.

tre

3 – Apresentação do pré-projeto e Proposta

O pré-projeto consiste em um layout ou esboço em planta baixa das ideias fornecidas pelo cliente, acompanhado da prancha conceitual (são imagens que  personificam o projeto, sugestões em paleta de cores, materiais, linhas, formas, acessórios, objetos decorativos,  que nos remetam ao conceito criado através das informações fornecidas no briefing. Ficando mais fácil a visualização das sugestões dadas.

projetobarberup atual

 

Nesta hora é possível saber se é realmente aquilo que o cliente deseja e se o projeto pode realmente seguir a linha de raciocínio. São feitos quantos esboços forem necessários até que seja possível chegar à proposta que mais se adeque às necessidades e desejos do cliente.

 

124

planta-baixa-11

A PROPOSTA consiste no orçamento da projeção do conceito e do briefing, incluido a próxima etapa que é o detalhamento técnico, com número de visitas ao local para qualquer detalhamento extra necessário e reuniões com cliente. Uma vez fechado o projeto, segue-se para próxima fase.

4 –  Detalhamento Técnico

Uma vez a proposta sendo aprovada mãos à obra! Nesta etapa são elaborados desenhos técnicos contendo todas as informações necessárias para a perfeita execução do projeto, nos desenhos há a especificação de todos os materiais para estruturas e acabamentos (madeiras, vidros, mármores ou similares, aços, revestimentos, pinturas, etc.), tudo é detalhado de forma mais formal e mais complexa para que sejam enviados os dados aos marceneiros contratados, às lojas para compra de produtos e aos fornecedores responsáveis por cada detalhe do projeto, como gesso, iluminação, pintura, etc. São feitas perspectivas, plantas baixas, cortes e vistas de todos os ambientes com todas as medidas e detalhes.

Exemplos:

planta baixaatual

planta baixaatual2

Projeto Eletrônico 3D

2544

Maquete

14523

5 – Orçamento de execução

Hà três formas de precificar a obra:

  • Pela hora técnica
  • Pelo custo mensal
  • Pelo m² do projeto

O orçamento de execução inclui:

  • Materiais de construção,
  • hidráulicos,
  • elétricos;
  • acabamentos;
  • preços de todos os materiais;
  • tempo previsto para a execução, em dias;
  • valores de mão-de-obra qualificada como ajudantes, pedreiro, marceneiro, bombeiro hidráulico, gesseiro etc;
  • Valor do acompanhamento (gerenciamento) de obra do designer de interiores

 

6 – Execução e Acompanhamento de obra

A execução de uma obra vai muito além de visitas periódicas ao canteiro para se assegurar que as técnicas e materiais corretos estão sendo empregados. Principalmente quando se tem por objetivo também o gerenciamento/administração do empreendimento. A pesquisa de preços de materiais, prazos de entrega, discriminação das características dos materiais e coordenação de equipes terceirizadas estão entre os principais itens de controle.

Dentre eles, pode-se destacar:

Materiais e equipamentos:

  • Acompanhamento da compra de materiais: escolha dos fornecedores, especificação, orçamento, compra e prazo para entrega;
  • Acompanhamento da locação de equipamentos;
  • Monitorar o recebimento dos materiais, manuseio e correto armazenamento;
  • Controle do consumo de materiais.

Serviços:

  • Contratação de serviços terceirizados;
  • Gerenciar a utilização dos equipamentos de proteção individual e coletivos (EPI e EPC).

Canteiro ou local de obra:

  • Acompanhamento  da organização do canteiro da obra, observando: as áreas destinadas à circulação de pessoas, à estocagem de materiais e às centrais de produção.

Controle de produção:

  • Gerenciar os fornecedores em reuniões com clientes, com periodicidade semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da velocidade de execução da obra;
  • Verificar a possibilidade de atraso por meio da análise da velocidade de execução dos serviços, estabelecendo metas para cumprir com o cronograma físico;
  • Apresentação semanal aos clientes de um relatório referente aos valores pagos na semana anterior e previsão para as semanas seguintes;
  • Inspeções periódicas e por amostragem de serviços e materiais;
  • Ações corretivas necessárias em caso de identificação de falhas e não conformidades.

7 –  Serviços complementares

Tudo o que não foi especificado no orçamento de execução de obra e for necessário fazer ao longo da produção, são serviços complementares e pagos à parte, como por exemplo:

a) Acompanhar o cliente à lojas para compra de material;

b)  Encontrar vazamentos, infiltrações, problemas elétricos etc.

c) Mudanças no projeto, redesenho de plantas, impressões gráficas etc.

d) Entre outros

Bom ter você comigo até aqui.  Sinal que você está interessado em saber pormenores desse mercado, ou por interesse pessoal para seguir a profissão, ou por querer fazer uma obra de reforma ou construção!

Não hesite em me procurar.

01

 

Aqui, alguns links de catálogos de materiais:

https://www.passeidireto.com/arquivo/4930057/catalogo-vernizes-tintas-e-texturas

http://www.leomadeiras.com.br/content/downloads/catalogo_projetos_leo.pdf

http://www.leomadeiras.com.br/revistas-catalogos

http://www.hellen.com.br/catalogo/produtos

http://www.hellen.com.br/catalogo/tecidos

https://www.coral.com.br/pt/inspiracao-de-cor/teste-a-sua-cor

 

Um grande abraço. Siga-me e receba novas postagens e atualizações.

Anúncios