Joalheria Ourio – Projeto Autoral

Durante o curso técnico de design de interiores, somos testados e provados diariamente. No Projeto Integrador III fomos convidados a projetar, à escolha do corpo docente, um estabelecimento comercial, cujo perfil, marca, produto e serviço a ser comercializado, foi nos dado como desafio para desenvolver  projeto de interiores, considerando suas necessidades, acessibilidade, ergonomia e conforto ambiental, representando-o com ferramentas 2D, além da elaboração  do memorial descritivo e planilhas para execução juntamente com o gerenciamento das diversas etapas de todo projeto.

Eu fiquei com a Joalheria Ourio. Apresento aqui, tecnicamente (pra quem gosta e entende), as plantas humanizadas, cortes com vista e perspectiva da vitrine, assim como os principais móveis e acessórios sugeridos para compor o ambiente.

01

Loja em aeroporto, ampla e com mezanino. Onde é necessário três tipos de atendimento: individual, coletivo e vip, para jóias exclusivas e pré-fabricadas. Não foi fácil imaginar algo de impacto, desde a composição e exposição da marca no interior do estabelecimento, onde é estritamente necessário a massificação dela para radicar o nome ao mercado, assim como expor as peças pré-fabricadas de jóias exclusivas. Então projetei para exposição das peças, quadros embutidos com iluminação em led branco, nas paredes revestidas em MDF Genev. A ideia é fazer parecer que elas flutuam enquanto estão sendo admiradas. Ilhas para exposição e estoque, para atendimento rápido, e mesas com mostruários embutidos para atendimentos individual e coletivo. A vitrine é um show à parte: por ser uma loja especializada em vendas à turistas, e as peças serem na maioria souvenirs, a apresentação das gemas e das jóias é feita em pontos turísticos em miniatura: Cristo Redentor, Maracanã, Pão-de-Açúcar, os Arcos da Lapa etc, forrados em camurça e couro pretos, com pontos de luz projetando um céu de estrelas e apoiados numa bancada feita de pequenas pedras de cristal e de quartzo fumê formando o calçadão de Copacabana! E claro: sugerir uma garota propaganda para expor a marca foi a jogada de marketing para tão luxuosa loja! Suntuosidade e sofisticação com muita exclusividade para uma loja tão especial!

VITRINE DA LOJA  EM PERSPECTIVA

PLANTAS JOALHERIA BLOG

FACHADA INTERNA DA LOJA

012

Acima se vê um grande painel de entrada na área de atendimento individual, a parede de fundo em grafiato ouro velho com quadros expositores embutidos para as jóias; o mezanino com atendimento vip. A cadeira sugerida para atendimento do cliente foi a John Graz, sua elegância é indiscutível.

cadeirajohngraz2

Corte Parede Esquerda

013

Acima, os revestimentos são: 01 – MDF Genev / 02 – MDF Imbuia Jade / 03 – Madeira Amêndola Rústica. Na área 01, uma ilha para atendimento mais popular, com diversos mostruários, para não intimidar o curioso. Um grande lustre de cristal da Large Europa e taças Engraved também de cristal, para atendimento vip.

Corte Parede Direita

Um grande painel com a marca e a garota propaganda ficam na entrada da loja. Essa parede também expõe todas as jóias exclusivas em quadros embutidos iluminados com led. As mesas para atendimento coletivo são separadas por um balcão expositor com gemas nas vidraças com fundo de camurça branco. No mezanino, a parede principal é revestida em gesso 3D flor hexagonal, lavada em luz, compondo um efeito sofisticado e luxuoso para a área de atendimento vip e criação exclusiva de cada jóia.

014

Pra quem gosta de representação técnica, seguem agora as plantas baixas, humanizadas, cotadas, circulação etc.

0111

0112

Mdfs usados: Genev, Amêndola Rústica e Imbuia Jade, respectivamente.

 

0113

 

0115

0116

0117

0118

Foram mais de 20 plantas e imagens, e uma longa apresentação com memorial descritivo e planilhas apresentados.

Esse projeto me gerou um super cliente em jóias. E, em breve, vocês verão uma big loja sendo apresentada para inauguração.

Um grande dia, até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s